TSE começa a ouvir testemunhas em ação de investigação contra Bolsonaro e Braga Netto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta segunda-feira (21), os depoimentos de testemunhas em uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o candidato a vice, Walter Souza Braga Netto (PL), por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, será ouvido nesta segunda.

O caso se refere à disputa presidencial do ano passado. Em quatro ações, a Corte Eleitoral apura as condutas dos dois nos atos de 7 de setembro de 2022, quando foi comemorado o Bicentenário da Independência, em eventos em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). Este tipo de ação pode levar à inelegibilidade.

Segundo os processos, os eventos foram usados para a “promoção abusiva e ilícita” da candidatura de Bolsonaro à presidência.

Ainda em setembro de 2022, o TSE proibiu o então candidato à reeleição de utilizar as imagens geradas durante os eventos nas propagandas eleitorais da chapa de Bolsonaro e Braga Netto.

O relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, fixou o seguinte cronograma de depoimentos:


  • segunda-feira (21/08): será ouvido o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB);
  • terça-feira (22/08): será ouvido o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL);
  • quinta-feira (24/08): será ouvido o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que foi ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *