URGENTE: Senador Antonio Anastasia é o novo ministro do TCU

O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi eleito, na noite desta terça-feira (14), o novo conselheiro do Tribunal de Contas da União (TCU), em vaga do órgão indicada pelo Senado. Com isso, o primeiro suplente do senador, Alexandre Silveira, herda a vaga deixada por Anastasia na Casa, até o fim do ano que vem. 

O ex-governador de Minas Gerais obteve 52 votos, superando Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que tiveram, respectivamente, 19 e sete votos. Dos 81 senadores, 78 votaram. 

A vaga no TCU foi aberta depois que o ministro Raimundo Carreiro foi indicado para o posto de embaixador em Portugal. Ele assumiu a vaga em 2007, também por indicação do Senado, e foi presidente do Tribunal no biênio 2017-2018. 

Os nove ministros que compõem a corte têm cargo vitalício e só se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. O salário também é bem atrativo. Os integrantes do tribunal ganham uma remuneração bruta de R$ 37.328,65, mais uma série de benefícios.


Politicamente, a corte tem relevância por atuar como fiscal do Poder Executivo. Cabe ao TCU julgar as contas do governo federal, realizar inspeções e auditorias de repasse de verbas, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.