O WhatsApp afirmou nesta quarta-feira (27/4) em reunião com o presidente Jair Bolsonaro que lançará seu novo recurso no Brasil, chamado de Comunidades, apenas após as eleições de outubro. A plataforma, no entanto, disse que isso não faz parte do acordo junto ao Tribunal Superior Eleitoral para combater Fake News.
AA data de lançamento deste recurso no Brasil foi tomada exclusivamente pela empresa, tendo em vista a confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo. Essa decisão não foi tomada a pedido nem por acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
Diz nota divulgada pela empresa após a reunião com o presidente..
O comunicado informa que a empresa assinou um memorando de entendimento com o TSE no início deste ano. O documento inclui, por exemplo, um chatbot – canal de denúncias para contas suspeitas de diversos disparos em massa e treinamentos para a equipe da Justiça Eleitoral.
O app ainda disse que avalia o melhor momento para o lançamento das Comunidades no Brasil, sem dar uma data, mas garantindo que será apenas após outubro. A empresa já havia declarado isso para o TSE.
O WhatsApp também é signatário do Programa de Enfrentamento à Desinformação desde 2019. “No entanto, nenhum desses acordos com o app faz referência à funcionalidade Comunidades ou ao seu momento de lançamento, pois esse tipo de decisão cabe à empresa”, destaca.
Estamos no início do desenvolvimento de Comunidades para o aprimoramento do recurso antes de passar à etapa de lançamento global, o que não acontecerá por vários meses. Continuaremos a avaliar o momento exato para o lançamento da funcionalidade no Brasil e comunicaremos a data quando estiver definida. Reafirmamos que isso só acontecerá após as eleições de outubro
Trecho da nota
O aplicativo também vai promover uma série de novidades. Entre elas estão as reações com emojis a mensagens, a exclusão de mensagens em grupos pelo administrador, o aumento da capacidade de envio de arquivos grandes para até 2 gigabytes e chamadas de voz com apenas um toque para até 32 pessoas.