Ucrânia adquire sistema de mísseis da Alemanha

Na semana passada, a Ucrânia adquiriu um sistema de mísseis de defesa terra-ar Patriot da Alemanha. A unidade Patriot foi acompanhada de mísseis para o sistema e 16 caminhões blindados adicionais, totalizando 76 até agora.


O chanceler da Alemanha se comprometeu a fornecer à Ucrânia uma bateria completa de Patriots, que geralmente consiste de quatro a oito unidades com quatro foguetes cada. Além disso, os EUA e a Holanda também prometeram duas unidades Patriot cada.

O MIM-104 Patriot é um sistema de mísseis superfície-ar (SAM) e é o principal sistema desse tipo usado pelo Exército dos EUA e vários aliados da OTAN. Uma bateria de Patriots é composta por uma estação de lançamento, uma estação de controle, um gerador e outros veículos de apoio. A principal função do Patriot é interceptar e destruir mísseis e foguetes inimigos, mas seu custo é estimado em US$ 1 bilhão.

Um possível uso ucraniano para o Patriot seria cobrir uma área relativamente pequena que precisa de uma defesa aérea muito confiável. Onde os lançadores Patriot estão estacionados, os defensores aéreos ucranianos teriam, na maioria dos casos, uma excelente aposta de que nenhuma aeronave russa e mísseis de cruzeiro passariam e uma aposta razoável de que nenhum míssil balístico passaria.

No entanto, pequenos drones podem penetrar no espaço aéreo coberto por um sistema Patriot e atacar os próprios lançadores e sistemas de rastreamento americanos muito caros devido à forma como os radares são projetados e ao tamanho do espaço aéreo da Ucrânia.


Outra opção para os ucranianos seria assumir o controle total do espaço aéreo acima de um setor da linha de combate, proporcionando aeronaves de ataque ucranianas uma operação quase impune, sem muito risco de interferência da força aérea russa. A Alemanha ocupa o terceiro lugar no mundo em ajuda militar à Ucrânia com cerca de US$ 3,57 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x