O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, anunciou nesta sexta-feira (18) que irá acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar os possíveis crimes cometidos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A solicitação se dá pela apresentação erótica que aconteceu no I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), da UFMA. A historiadora e cantora Tertuliana Lustosa dança em cima de uma mesa e levanta o vestido enquanto canta frases como “educando com o c*” e “dando aula na sua p***”.
Nikolas informou em suas redes sociais que solicitou informações dos professores responsáveis pelo grupo de pesquisa, que realizou o encontro.
– Se as apurações demonstrarem ciência e leniência quanto ao fato, solicitarei a exoneração de todos – disse.
O parlamentar então se pronunciou sobre acionar a PGR.
– Também protocolarei uma indicação ao Procurador-Geral de Justiça, sugerindo a abertura de investigação para apurar possíveis crimes ocorridos. Discutiremos todas essas medidas na Comissão de Educação e aguardaremos as apurações e as providências que serão tomadas pela PGR.