Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera disputa com Lula no 2º turno

A pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, revelou importantes dados sobre as intenções de voto no cenário eleitoral. De acordo com o levantamento, caso as eleições fossem hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lideraria no 2º turno contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 45,1% das intenções de voto, enquanto Lula teria 40,2%.

Empate com Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas
Em um cenário com Michelle Bolsonaro (PL), a pesquisa apontou empate técnico entre os dois candidatos. Michelle acumula 42,9% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 40,5%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, o que indica uma disputa acirrada entre eles.

Outro cenário que gerou empate foi o confronto entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Lula aparece com 41,1%, contra 40,8% de Tarcísio, também configurando um empate dentro da margem de erro.

Cenário do 1º turno
A pesquisa também simulou o cenário do 1º turno, onde Jair Bolsonaro lidera com 36% das intenções de voto, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 33,8%. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece com 7,7%, e o cantor Gusttavo Lima (sem partido) soma 5,1%. Outros candidatos como Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB) têm 2,7% cada.

Cenários sem Bolsonaro
Em um cenário sem a presença de Jair Bolsonaro, Lula lidera com 34,1%, seguido por Michelle Bolsonaro, com 27,2%, e Ciro Gomes com 9%. Caso Lula não estivesse na disputa, o governador Tarcísio de Freitas lideraria com 21,9%, seguido por Ciro Gomes (10%) e Gusttavo Lima (11%).

Cenário com Fernando Haddad
A pesquisa também simulou a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no lugar de Lula. Neste cenário, Tarcísio de Freitas aparece à frente, com 23,9% das intenções de voto, contra 18,9% de Haddad e 16,7% de Ciro Gomes. Gusttavo Lima soma 12,4% neste cenário.

Metodologia
O levantamento foi realizado com 2.010 entrevistas presenciais em 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com um grau de confiança de 95%.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x