Abin nega envolvimento em suposto plano revelado por Marcos do Val

Nesta quinta-feira (2/2), a Agência de Inteligência Brasileira (Abin) negou envolvimento em suposto plano denunciado pelo senador Marcos do Val.


“A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) não está absolutamente envolvida em qualquer iniciativa relacionada à possibilidade de gravação de conversas de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)”, escreveu em nota.

A Abin reafirmou no texto “seu compromisso com a democracia e o Estado Democrático de Direito e sua direção e corpo de servidores jamais coadunariam com esse tipo de ação”.

O ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, que chefiava a Abin durante o governo de Jair Bolsonaro, também negou participação no suposto episódio.

“É mais uma mentira qualquer envolvimento do GSI ou da Abin, como instituições, nesse ‘plano’. Eu jamais tomei conhecimento de qualquer ação nesse sentido”, disse Augusto Heleno ao poder 360.


Conforme foi relatado aqui no Vista Pátria, O senador Marcos do Val disse, em uma 1ª versão do seu relato, que o então deputado Daniel Silveira pediu —na presença do ex-presidente Bolsonaro — que ele gravasse uma conversa que pudesse comprometer o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *