Alemanha legaliza uso recreativo de maconha

O consumo recreativo de maconha é oficialmente legal na Alemanha a partir desta segunda-feira (1º), após a aprovação, em fevereiro, de uma lei que regulamenta o uso e o cultivo pessoal de cannabis. Apesar da oposição persistente de algumas organizações médicas, policiais e conservadores, consumidores comemoraram a medida em meio a “nuvens de fumaça” em diferentes locais do país.

A Associação Alemã de Cannabis, que fez campanha pela nova lei, organizou um evento coletivo de fumo público no emblemático Portão de Brandemburgo, em Berlim, quando a lei entrou em vigor na virada do dia. Outros eventos do tipo foram programados em mais cidades alemãs, incluindo um em frente à catedral de Colônia e outros em Hamburgo, Regensburg e Dortmund.

A nova lei legaliza a posse por adultos de até 25 gramas de maconha para fins recreativos e permite que indivíduos cultivem até três plantas por conta própria. Essa parte da legislação entrou em vigor nesta segunda. Os consumidores ainda precisarão esperar três meses para comprar maconha de maneira legal em “clubes sociais de cannabis”.

Residentes alemães com 18 anos ou mais poderão ingressar em “clubes” sem fins lucrativos com um máximo de 500 membros cada a partir de 1º de julho. Os indivíduos poderão comprar até 25 gramas por dia, ou um máximo de 50 gramas por mês – um número limitado a 30 gramas para menores de 21 anos. Não será permitida a associação a vários clubes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *