Bolsonaro não será preso, diz jornalista

“Bolsonaro ficará inelegível, mas não deve ser preso, dizem ministros do STF e do STJ”. A estranha revelação foi feita pela colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo.


A jornalista teria ouvido Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça que afirmaram acreditar que o ex-presidente Jair Bolsonaro vai ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém a prisão seria considerada por eles “impossível” em curto prazo.

Desde o ano passado Bergamo vem “revelando” que Bolsonaro temia ser preso caso não se elegesse em 2022, haja vista a tamanha perseguição proferida pela justiça aos seus apoiadores.

No início desta semana, Bolsonaro revelou ao jornal americano The Wall Street Journal, que retornaria da viagem aos EUA em março e aventou a possibilidade de ser preso que voltasse ao Brasil.

Ocorre que Bolsonaro responde a 16 ações no TSE que podem realmente torná-lo inelegível, além disso, existem inúmeros processos na esfera civil e criminal.

Segundo a jornalista, os magistrados ouvidos por ela apontaram que as ações na Justiça comum são demoradas e que o trânsito em julgado não é algo factível, pelo menos, nos próximos quatro anos.

Já sobre  prisão,  os ministros das Cortes Superiores afirmaram que seria “Praticamente impossível”, com a ressalva apenas para o caso de Bolsonaro ser pego tentando obstruir investigações ou destruindo provas de processos em curso.


Há ainda uma análise que uma prisão de Bolsonaro geraria mais instabilidade no país e que ele poderia ser transformado em “mártir”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *