O ex-presidente Jair Bolsonaro terá compromissos no Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira 24 para chancelar as indicações dos pré-candidatos do Partido Liberal (PL) para as eleições municipais gaúchas. A previsão é a de que ele percorra importantes colégios eleitorais do Estado, como Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre.
Na capital gaúcha, a expectativa é a indicação da tenente-coronel Betina Worm como vice na chapa do prefeito Sebastião Melo (MDB). O emedebista tentará a reeleição.
Betina Worm é veterinária e tenente-coronel do Exército. A indicação dela como vice de Melo foi referendada pelo diretório gaúcho do PL, contando com aval do deputado federal Zucco (PL-RS) e da Comandante Nádia (PL), vereadora de Porto Alegre e pré-candidata à reeleição na Câmara.
A ideia de ter a presença de Bolsonaro é fortalecer a indicação de Betina. Ele é o presidente de honra do PL.
PL de Bolsonaro apoia reeleição de Sebastião Melo
Nádia era a favorita entre os cotados a vice de Sebastião Melo, que terá PL, PP, PSD e PRD na coligação. No entanto, a própria vereadora, em suas redes sociais, celebrou a indicação de Betina para a composição da chapa do atual prefeito. “Melo e Betina, uma dupla que já deu certo!”
Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral, Betina, que é militar da ativa, deve se afastar das funções no Exército até a data em que pedir o registro da candidatura. No momento em que solicitar o registro, deve estar filiada a um partido político..
A filiação da pré-candidata a vice será realizada dia da convenção partidária do PL, marcada para a manhã do próximo sábado, 27, no Centro de Tradições Gaúchas Estância da Azenha. No mesmo dia, à tarde, os demais partidos da coligação de Melo realizarão uma convenção conjunta. O evento, a saber, irá ocorrer na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
O atual vice-prefeito de Porto Alegre é Ricardo Gomes. Em maio, ele anunciou a sua desfiliação do PL, em decorrência de mudança do comando na executiva local do partido. Além disso, Gomes avisou que não irá participar do processo eleitoral deste ano como candidato. Reforçou, entretanto, o seu apoio a Sebastião Melo e a necessidade de se deixar a esquerda fora do poder na capital do Rio Grande do Sul.
“O adversário a ser vencido é o PT e seus asseclas, e qualquer enfraquecimento da atual gestão só beneficiará seus adversários”, afirmou Gomes, em postagem na rede social Twitter/X. “Torço para que a nova gestão opte por manter a coligação com Melo.”