Brasil: o país que mais conserva o meio ambiente

Para aqueles que se apegam às notícias falaciosas de emissoras que não recebem mais dinheiro público e, como vingança, propagam narrativas, o Brasil está como o país que mais conserva o meio ambiente.

No domingo (05/06), comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e não podemos esquecer que nosso país tem um protagonismo especial por ser o que mais conserva no mundo, além de ser responsável pela alimentação de centena de milhões de pessoas no mundo e tudo isso passa pelas mãos dos valorosos trabalhadores e produtores rurais.

Para confirmar essa afirmativa, vamos aos dados que retiramos da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM):

Na Amazônia, por exemplo, todo proprietário rural tem que conservar 80% da área de uma propriedade rural. É como se pudesse ser usado somente 20% da sua casa.

Muitos dos que criticam o Brasil não conservam nem 5% do seu território, enquanto isso, nós conservamos 66,3% e boa parte disso devemos ao agronegócio. Exatamente, o famoso e odiado pela oposição, o agro que alimenta e mantém seu território, que corresponde a 1/3. Já os produtores rurais conservam 33,2% do solo brasileiro. Resumindo, os pecuaristas e agricultores são responsáveis não só pela alimentação do país, mas do mundo, que somam mais de 800 milhões de pessoas, além de preservarem mais da metade de toda área conservada.

Na porcentagem, 30,2% do solo brasileiro são usados pelo homem do campo, onde 7,8% do espaço é utilizado pela agricultura e 21,2% usado pela pecuária.

Em geral, 66,3% do nosso território são preservados, onde 33,1% são áreas de conservação integral, territórios indígenas e etc, e 33,2% são áreas preservadas pelos próprios trabalhadores rurais. Já 30,2% utilizados pelo agro, onde 21,2% usados por pastagens, 7,8% por lavouras e 1,2% fazem parte de florestas plantadas e 3,5% por outros.

Nesse dia a ser celebrado, não podemos esquecer os verdadeiros dados que compõe a realidade, onde os trabalhadores em união com o governo federal, pelo incentivo incansável para o crescimento no agro, são os responsáveis pelo nosso abastecimento alimentar, não só nacional, mas internacional.

Fonte SECOM




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *