O apresentador José Luiz Datena confirmou nesta segunda-feira (14) que irá concorrer ao Senado pelo estado de São Paulo. Ele estava sendo especulado em diversas chapas do governo estadual e federal. Na semana passada, o PDT conversou com Datena para que ele fosse vice de Ciro Gomes.
Datena confirmou que sairá candidato pelo partido União Brasil na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB), candidato de João Doria (PSDB) ao governo do estado. Na última sexta-feira (11) ele usou o programa que apresenta na Band, o Brasil Urgente, para fazer propaganda antecipada de sua possível candidatura, o que pode ser considerado crime eleitoral.
Datena confirmou à Folha de S. Paulo que irá formar chapa com Garcia. Ele se diz crítico da gestão de João Doria, apesar de apoiar a empreitada do tucano à presidência. O apresentador também chegou a ensaiar candidatura ao Planalto, mas o plano não decolou.
“Recebi vários convites, fiquei lisonjeado com todos eles. Sou um crítico do governo Bolsonaro, e o [ministro] Tarcísio [Freitas] me convidou para ser senador. Sou crítico do governo Doria, e o Rodrigo me convidou também. Se as pessoas que eu critico me convidaram, é porque estou fazendo algo certo, estou do lado do povo”, disse Datena à coluna Painel.
A confirmação de que Datena permanece no União Brasil para se juntar a Garcia acontece quatro dias depois de o PDT oficializar convite para o apresentador ser vice de Ciro Gomes. Na sexta, Datena chegou a esnobar a oferta: “Fui procurado pelo Ciro, o Ciro não governa nada, para ser candidato à vice”.
Além das investidas de Ciro e Tarcísio (PL), Datena recusa também os convites de filiação de PSD e Republicanos.