Na quarta-feira (24/03), um grupo de 32 deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) assinou requerimento na terça-feira 22 pedindo abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a viagem de Arthur do Val à Ucrânia.


O pedido se refere aos valores angariados, por meio de doações dos apoiadores de Arthur do Val e do grupo MBL (Movimento Brasil Livre) para ajuda humanitária na Ucrânia no valor de R$ 275 mil. Não há provas que o dinheiro foi usado para essa finalidade.

No pedido, Arthur do Val é apontado como suspeito de ilicitudes sobre a remessa de divisas ao exterior, aplicação nacional e internacional do dinheiro arrecadado e na prestação de contas dos valores, levantados oficialmente em favor de ajuda humanitária a ucranianos.

O parlamentar e o MBL são acusados de induzir os simpatizantes a doar dinheiro para uma chave Pix cujo titular e beneficiário não é nenhum órgão ucraniano, mas, sim, uma instituição privada chamada Movimento Renovação Liberal, presidida por Alexandre Henrique Ferreira dos Santos, irmão de Renan Santos.

“Do valor total arrecadado, apenas 15% tiveram a destinação que havia sido prometida ao público doador no início da campanha, isto é, o Movimento Renovação Liberal, beneficiário das doações, repassou apenas 15% do montante doado pela população para itens de ajuda humanitária à população civil. E 0% do valor arrecadado foi doado diretamente à conta do Exército ucraniano”, aponta o requerimento.


O pedido de abertura ressalta que o Movimento apresentou um comprovante de transação efetuada em benefício da Representação Central Ucraniano-Brasileira, entidade registrada em âmbito nacional.

“Qual a razão de pedir publicamente dinheiro para a conta do MRL, e não diretamente à conta da entidade ucraniana registrada no Brasil, para onde o dinheiro, a ser verdadeiro o comprovante apresentado pelo MBL, foi efetivamente doado?”, questiona o requerimento.

*Com informações da Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *