França: Protestos fecham Torre Eiffel e outros pontos turísticos

Nesta terça-feira (28/3), a Torre Eiffel, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, foi fechada ao público em virtude das manifestações contra a reforma da Previdência na França.

As manifestações começaram pela manhã, com grandes multidões em várias cidades. Mas as tensões aumentaram durante uma marcha na capital francesa, com um confronto entre a polícia e ultraesquerdistas que atiraram projéteis e outros objetos contra policiais.

Desde 19 de janeiro, data da primeira manifestação, os manifestantes conseguiram mobilizar centenas de milhares de pessoas em grandes protestos, mas sem sucesso para convencer o governo.

As centrais sindicais pedem a retirada da reforma, que aumenta a idade de aposentadoria a partir de 2030 e antecipa para 2027 a exigência de contribuição por 43 anos para que o trabalhador tenha direito a uma pensão integral.

Laurent Berger, líder do sindicato CFDT, afirmou que aceitaria negociar, mas apenas se o governo deixar a reforma de lado, em particular o aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos.

Macron e a primeira-ministra, Élisabeth Borne, anunciaram que estão dispostos a conversar com os sindicatos, que lideram os protestos desde janeiro, mas sem ceder na reivindicação para que o governo desista da reforma.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *