Geórgia: Após protestos reunirem milhares de pessoas partido governista retira projeto sobre “agentes estrangeiros”

Nesta quinta-feira, 9, o partido governista da Geórgia disse que retirará o polêmico projeto de lei sobre “agentes estrangeiros” que gerou duas noites de protestos violentos. Os opositores ao projeto disseram que este seria uma mudança autoritária de inspiração russa que colocou em risco as esperanças do país ingressar na União Europeia.


O partido governista Georgian Dream afirmou que vai retirar “incondicionalmente o projeto de lei que apoiamos, sem quaisquer reservas”. O grupo citou a necessidade de reduzir o “confronto” na sociedade, ao mesmo tempo em que criticou “mentiras” contadas sobre o projeto pela “oposição radical”.

No entanto, líderes da oposição disseram que os protestos serão retomados ainda nesta quinta-feira. Giga Lemonjava, representante do partido Droa, disse que a oposição exige que o governo condene formalmente o projeto de lei e liberte todos os detidos durante os protestos.

O projeto de lei exige que as organizações georgianas que recebem mais de 20% de seu financiamento do exterior se registrem como “agentes estrangeiros” sob pena de multas.

O país, com 3,7 milhões de habitantes, passou por frequentes turbulências políticas desde que conquistou a independência da União Soviética em 1991, incluindo uma pacífica “Revolução Rosa” em 2003 e uma guerra calamitosa contra a Rússia cinco anos depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *