Segundo oficial dos EUA a Rússia não tem força para grandes avanços em 2023

Na última quarta-feira, 8, a diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Avril Haines, afirmou ao Comitê de Inteligência do Senado, que a Rússia não tem força suficiente para obter grandes ganhos e deve adotar uma estratégia defensiva, assim prolongando o conflito. 


“Mesmo com a continuação da ofensiva russa, eles estão enfrentando altas taxas de mortes”, disse Haines que acrescentou que Putin “provavelmente está entendendo melhor os limites do que suas forças armadas são capazes de alcançar e parece estar focado em objetivos militares mais limitados por enquanto”.

Haines, que é a maior autoridade de inteligência do país, reiterou que, como Moscou carece de munições e soldados para obter vitórias territoriais na Ucrânia, Putin agora ajustará a estratégia para o curto prazo, prolongando o conflito.  

Estender uma guerra pode gerar longas pausas no ataque ofensivo e melhorar as chances da Rússia alcançar seus objetivos estratégicos. Caso o Kremlin não inicie uma adesão obrigatória e obtenha munições de terceiros, será “cada vez mais desafiador” para o país sustentar as operações ofensivas nos próximos meses. 

O relatório de avaliação de ameaças protegidas diz que Moscou quer evitar conflitos diretos com os Estados Unidos. Por outro lado, os contratempos na Ucrânia podem leva-los a intensificar a guerra.


“Existe um potencial real para que os fracassos militares da Rússia na guerra prejudiquem a posição doméstica do presidente russo Vladimir Putin e, assim, desencadeiam ações adicionais de escalada da Rússia em um esforço para reconquistar o apoio público”, diz o relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *