Globo é processada por mais de 17 mil ex-funcionários

Até o momento, a emissora carioca tem no total 17.201 mil processos, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível. Tudo começo depois que a Globo decidiu reuniu todas as empresas do grupo, formando o Uma Só Globo. E desde então o número de disputas judiciais trabalhistas explodiram.

No ano de 2017, quando o projeto de unificação começou, foram mais de 4 mil novas ações protocoladas por ex-funcionários. O número de requerimento no período é acima do normal. A emissora pode ter um grande problema para resolver nos próximos dois anos, quando a maioria dos casos devem ser julgados.

O levantamento foi feito pelo site Notícias da TV nos últimos 45 dias. A maioria dos processos foi por ex-profissionais de diversas áreas que foram demitidos. O pedido mais frequente nas ações é para comprovação de vínculo empregatício por quem era contratado como PJ (pessoa jurídica).

Diversos processos também alegam acúmulo de funções, principalmente no Jornalismo. Um PJ contratado para ser repórter e editor, por exemplo, alegava trabalhar como produtor sem ganhar a mais pela nova função.

Os valores dos pedidos e das condenações que a Globo já sofreu variam entre R$ 30 mil a R$ 2,9 milhões. A sentença depende de cada situação. Diversos processos ainda serão avaliados, o que pode criar um problema bilionário para a a emissora resolver em prazo médio.

Procurada pelo Notícias Da TV, para se posicionar sobre seus problemas na Justiça do Trabalho, a Globo enviou uma nota após a publicação:

A matéria embaralha ações trabalhistas e cíveis de várias naturezas e chega a um número que nem de longe corresponde à realidade – o número real é muito inferior. Assim como qualquer grande empresa, a Globo tem ações judiciais em curso. Não comentamos detalhes sobre processos judiciais, mas podemos garantir que nosso volume de ações é compatível com o tamanho da empresa e que o acompanhamento das contingências é feito seguindo as melhores práticas do mercado

Nota da Globo

Leia também:

Audiência de Domingão do Huck acende alerta na Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.