Governo aumenta participação de aliados na CPMI do 8 de janeiro

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), realizou uma mudança de bloco partidário que deve ter um impacto significativo na CPI criada para investigar de 8 de janeiro. A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) foi criada nesta quarta-feira, 26, em sessão do Congresso e terá como objetivo investigar a ação de manifestantes que depredaram os prédios dos Três Poderes.


Antes da leitura do pedido de criação do colegiado, Randolfe integrava o maior bloco do Senado, encabeçado pelo MDB. No entanto, o parlamentar mudou para o grupo formado por PT, PSD e PSB, aumentando o tamanho do grupo e, consequentemente, a participação dos aliados de Lula na CPI.

Com a mudança, o bloco Resistência Democrática, formado por PSB, PT, PSD e Rede, passou a ter seis vagas na CPMI. Isso significa que a oposição ao governo Lula deve perder uma cadeira no colegiado, que será cedida ao novo bloco de Randolfe. A divisão das vagas entre deputados e senadores é feita de acordo com o tamanho dos blocos.

O bloco Vanguarda, formado por PL e Novo, também ganhou duas vagas na CPI. Já o bloco Democracia, composto por PDT, MDB, PSDB, Podemos e União, terá seis vagas. No cenário anterior à mudança de Randolfe, o bloco Resistência Democrática tinha cinco vagas, enquanto o bloco Vanguarda tinha três.

Além disso, o bloco Vanguarda ganhará a chamada “vaga rodízio”, uma vaga extra geralmente destinada à minoria. Com a mudança de bloco, a participação dos aliados de Lula deve aumentar, tornando-os maioria no colegiado.


Confira como deve ficar a divisão das vagas no Senado:

Bloco Democracia (PDT, MDB, PSDB, Podemos, União): 6 vagas

Bloco Resistência Democrática (PSB, PT, PSD, Rede) 6 vagas

Bloco Vanguarda (PL, Novo) 2 vagas

Bloco Aliança (PP, Republicanos) 2 vagas

Como estava antes de Randolfe mudar de bloco:

Bloco Democracia (PDT, MDB, PSDB, Rede, Podemos, União) 6 vagas

Bloco Resistência Democrática (PSB, PT, PSD) 5 vagas

Bloco Vanguarda (PL, Novo) 3 vagas

Bloco Aliança (PP, Republicanos) 2 vagas

Neste cenário o bloco Vanguarda ganharia a chamada “vaga rodízio”, uma vaga extra que geralmente é destinada à minoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *