O setembro ferroviário está sendo um sucesso, o Governo Bolsonaro já recebeu o 14º requerimento de investidor privado interessado em construir e operar uma ferrovia no país pelo instrumento da autorização ferroviária, estabelecido na Medida Provisória 1.065/2021.
Já são R$ 80,5 bilhões o total de investimentos previstos no modal, com 5.360 quilômetros de novos trilhos, cruzando 12 unidades da Federação.
Esse novo projeto passa por DF, Goiás e Minas Gerais até chegar a Barra de São Francisco. O investimento é de R$ 13,5 bilhões apenas no segmento ferroviário. A empresa se comprometeu ainda a injetar mais R$ 700 milhões em seis Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas localizadas ao longo dos trilhos.
Confira a declaração do ministro em sua rede social:
Confira a relação de todos os requerimentos apresentados até o momento:
- Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão
- Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão
- Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão
- Shortline entre Perequê/SP – TIPLAN/Porto de Santos/SP: 8 km de extensão
- Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão
- Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão
- Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão
- Cascavel/PR a Chapecó /SC: 286 km de extensão
- Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão
- São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão
- Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão
- Terminal Intermodal em Santo André: 7 km de extensão
- Presidente Kennedy (ES) – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas (MG): 610 km de extensão
- Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) – de Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF): 1.108 km de extensão