Governo suspende temporariamente quarentena para viajantes

O governo federal anunciou na tarde de hoje (10/12) que a exigência do comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao país por vias aéreas será temporariamente suspensa. A portaria que obrigaria todas as pessoas não vacinadas a cumprirem quarentena ao chegar no Brasil entraria em vigor amanhã (11/12).

A suspensão temporária foi confirmada pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

A decisão foi tomada após o aplicativo ConecteSUS, que emite o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, sair do ar na madrugada de hoje. 

Dessa forma, as medidas de restrição entrariam em vigor já a partir amanhã. De acordo com o Ministério da Saúde, elas devem ser retomadas depois da normalização do sistema ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação.

Como foi relatado aqui no Vista Pátria, a queda do app ocorreu após um ataque cibernético aos sites do Ministério da Saúde pelo Lapsus Group. Ao tentarem acessar a página do órgão nesta sexta-feira (10/12), usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está (sic) em nossas mãos”.

Leia também:

Hackers invade site do Ministério da Saúde e aplicativo ConecteSUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.