O senador Jean Paul Prates (PT), incrédulo de como a Petrobrás está sendo gerida sem corrupção e gerando lucros, pediu a convocação do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, para explicar ao Senado Federal o pagamento aos acionistas do lucro bilionário da estatal, que chegou a R$106 bilhões em 2021. Com a alta dos combustíveis, a Petrobras teve arrecadação recorde.


Com a intenção de diminuir os lucros da estatal, o senador petista quer definir critérios mais “eficientes” sobre a distribuição dos dividendos da Petrobras.

“Mais 90% dos lucros foram distribuídos diretamente aos acionistas. Queremos entender de onde vem o lucro de fato: se foi pela venda de ativos ou pelo lucro vindo do vento e do acaso, como por exemplo, o preço de commodities lá fora”.

“A Petrobras não é uma vaca leiteira que distribui dividendos. Dada a importância da Petrobras para o povo brasileiro, figura-se crucial assegurar a transparência em relação à gestão da empresa estatal. Ela é estratégica para o país e para toda a economia nacional”, acrescentou.

*Com informações do Correio Braziliense


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *