Irã diz não ter planos para retaliação imediata contra Israel

O Irã não tem planos de retaliação imediata contra Israel, disse um alto funcionário iraniano nesta sexta-feira (19), enquanto autoridades israelenses indicavam que um suposto ataque de drones a uma cidade ao sul de Teerã, capital do iraniana, tinha como objetivo enviar um sinal, em vez de causar danos.

O responsável do Irã também levantou dúvidas sobre se Israel estava por trás do ataque em Isfahan, cidade que abriga instalações nucleares iranianas, apesar dos comentários de alguns políticos de Israel praticamente aceitarem a responsabilidade.

Juntamente com uma resposta moderada dos órgãos de comunicação oficiais iranianos, os comentários do alto funcionário iraniano indicaram que Teerã pode não estar interessado em arriscar uma guerra no Oriente Médio para cumprir as ameaças de que atacaria Israel caso retaliasse um ataque de mísseis e drones no fim de semana, e estava procurando uma maneira para evitar ficar preso às promessas belicosas.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato. “Não recebemos nenhum ataque externo e a discussão tende mais para infiltração do que para ataque.”

As autoridades acrescentaram que o Irã não tem planos de contra-atacar imediatamente após o ataque.

Em discurso, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, saudou o ataque retaliatório sem precedentes de Teerão a Israel há quase 1 semana, mas não fez qualquer menção às últimas explosões.

A operação “mostrou a nossa autoridade, a vontade de aço do nosso povo e a nossa unidade”, disse Raisi a centenas de pessoas na província de Semnan, a leste de Teerã.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *