Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara

A Câmara dos Deputados elegeu o deputado Lincoln Portela, com 232 votos, para o cargo de 1º vice-presidente da Casa. Nos termos do acordo feito para a eleição da Mesa Diretora no biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023, a vaga cabe ao PL.


Os demais candidatos obtiveram os seguintes votos:

  • Capitão Augusto (PL-SP): 24 votos
  • Fernando Rodolfo (PL-PE): 40 votos
  • Bosco Costa (PL-SE): 11 votos
  • Flávia Arruda (PL-DF): 83 votos

Cabe ao vice-presidente substituir o presidente da Câmara nas sessões e elaborar pareceres sobre projetos de resolução. Portela foi o candidato oficial do partido do presidente Jair Bolsonaro e contou com o apoio, por exemplo, da bancada evangélica. Ele ficará poucos meses na função, até o início da nova legislatura.

Além do ex-vice-presidente da Casa, os então titulares da Segunda e da Terceira Secretarias da Mesa Diretora mudaram de partido, e, assim, os deputados também elegeram hoje os novos nomes que vão ocupar os postos até o fim do ano.

Na Segunda Secretaria, saiu Marília Arraes e assumiu Odair Cunha. Ele será responsável, por exemplo, por assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos.


Rose Modesto deixou a Terceira Secretaria, que será ocupada pela deputada Geovania de Sá. Ela será responsável, por exemplo, por autorizar o reembolso de passagens aéreas e analisar pedidos de licença e justificativas de faltas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *