Lira critica monopólio “absurdo” da Petrobras

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, criticou na tarde de hoje (13/10), o “monopólio absurdo” no mercado de gás e indicou ser favorável à privatização da Petrobras.


O gás de cozinha é uma crise no Brasil, estamos atacando a questão do gás de cozinha, o monopólio da Petrobras absurdo neste sentido.

Arthur Lira

E acresentou:

Há uma política que tem que ser revista, porque hoje [a Petrobras] nem é pública nem privada. Não seria o caso de privatizar a Petrobras? Não seria a hora de se discutir qual a função da Petrobras no Brasil? É só distribuir dividendos para os acionistas?.

Arthur Lira

Lira fez uma proposta de “congelamento” da referência do preço do ICMS para combustíveis com base na média dos valores de 2019 e 2020, antes da alta do dólar, que está diretamente ligada ao valor da gasolina, etanol e diesel.

Essa proposta está sendo discutida no Plenário da Câmara, no entanto, governadores alegam que a medida acarretaria numa perda de R$ 24 bilhões em arrecadação, além de ferir a autonomia constitucional para que os estados definam seus tributos.

O presidente da Câmara negou que a discussão sobre a Petrobras seja uma tentativa de forçar uma mudança na política de preços ou na presidência da empresa.


Vou ser bem prático para não ter nenhum tipo de especulação. Não tem nenhuma conversa de bastidor nem para mudar a política de preços [da Petrobras] nem para mudar a diretoria. Foi mudado um [presidente] pelo outro e continua quase que do mesmo jeito.

Arthur Lira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x