Lula espera que Daniela Carneiro peça demissão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou o anúncio da substituição no Ministério do Turismo nesta segunda-feira (19) devido a dois fatores. Em primeiro lugar, Lula espera que a atual ministra da pasta, Daniela Carneiro, peça demissão em vez de ser demitida. Em segundo lugar, o presidente busca uma reunião com lideranças do partido União Brasil, incluindo o presidente da sigla, Luciano Bivar, o líder na Câmara, deputado Elmar Nascimento, e o senador Davi Alcolumbre, importante articulador da legenda.


Alcolumbre é considerado o principal canal de comunicação entre o partido e o governo. Após essa reunião, que está prevista para a próxima semana, espera-se que o nome de Celso Sabino seja oficializado pelo Palácio do Planalto como o novo ministro do Turismo.

Lula deve tomar uma decisão sobre a possível troca no comando do Ministério do Turismo após retornar de sua viagem à Europa, previsto para sábado, 24.

A substituição da ministra Daniela Carneiro pelo deputado Celso Sabino atende a um pedido do partido União Brasil, do qual Daniela está se desligando, enquanto Sabino é filiado. No último fim de semana, Sabino teve uma conversa reservada com Lula após uma agenda do presidente no Pará, marcando o primeiro contato mais próximo entre os dois. O deputado presenteou o presidente com uma camisa do time paraense Remo.

Nos bastidores, Lula tem compartilhado com aliados sua sensação de constrangimento com as movimentações do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, do partido Republicanos e esposo de Daniela, para manter a ministra no cargo. Esses acontecimentos têm influenciado a decisão do presidente em relação à troca no Ministério do Turismo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *