Lula quer usar espião russo como moeda de troca para extradição de Allan dos Santos

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o governo brasileiro irá considerar o tratamento dado pelas autoridades americanas no caso do jornalista Allan dos Santos ao avaliar os pedidos de extradição solicitados pelos Estados Unidos.


Entre esses pedidos, está a demanda para que o Brasil entregue o espião russo Sergei Cherkasov, que foi preso no ano passado ao se passar por brasileiro para tentar entrar na Holanda. O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que o governo irá tratar esses casos de maneira imparcial, buscando agir com a mesma celeridade que os pedidos feitos pelo Brasil aos Estados Unidos são analisados.

Para o governo, a decisão é pautada pelo princípio da reciprocidade, que rege o direito internacional, embora algumas pessoas acusem o país de estar misturando questões políticas com criminais. A situação pode levar o Brasil a ficar em meio a uma disputa entre Estados Unidos e Rússia, já que Moscou também solicitou a extradição de Cherkasov. A Suprema Corte brasileira deverá analisar o caso antes de Luís Inácio Lula da Silva tomar uma decisão final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *