Mais controle e censura: Twitter abre canal para denunciar ‘fake news’

Não se anime… A medida não é para denunciar a desinformação, notícias falsas ou manipulação da esquerda e da grande mídia. A ferramenta é para denunciar a mídia alternativa, ou seja, a direita.


O comunicado foi divulgado na segunda-feira (17/01), pela plataforma. Segundo a big tech, a decisão se deu para “colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões”, antes de disponibilizar a ferramenta no mundo todo.

No Brasil, quem requereu a medida, foi o Ministério Público Federal (MPF), que pediu um canal para denunciar notícias falsas. Além disso, internautas de esquerda levantaram a hashtag #TwitterApoiaFakeNews com a finalidade de pressionar a abertura de um meio para denunciar fake news.

Desde os testes em agosto, o Twitter já recebeu 3,73 milhões de denúncias. Dentre o conteúdo considerado ilegal, estão informações enganosas sobre a covid-19, de integridade cívica (“mentiras” sobre as eleições, por exemplo), bem como de “mídia sintética e manipulada”.

“Queremos entender se e como as opções de denúncia pelas pessoas podem promover melhorias em termos de agilidade e abrangência aos nossos esforços para detectar informações potencialmente danosas”, comunicou a big tech. “Desde o lançamento desse teste, recebemos 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de diferentes tuítes publicados por 64 mil contas distintas”, salientou trecho do comunicado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *