Milei detona em sua estreia no parlamento da Argentina

O novo deputado da direita argentina, Javier Milei fez sua estréia nesta quinta-feira (16) perante a Câmara dos Deputados durante o debate sobre o orçamento de 2022 e antecipou que seu bloco votaria contra o projeto de lei enviado pelo Governo.

Por volta das nove da noite, Milei tomou a palavra e disse: “A primeira coisa que quero dizer sobre o Orçamento é que é uma montanha de inconsistências”. Ele então descreveu o texto como “invocável”, “falta de respeito por todos os argentinos” e “o caminho para uma nova crise”.

“Este orçamento é um gigante de pés de barro entrando na lagoa: vai cair. Não só isso, mas também este orçamento, como os assinalaram Tetaz e Laspina apontaram, é construído sobre falsas bases de preços”, apontou o deputado, enquanto afirma que “tudo está errado”.

Entre idas e vindas, e sem o número necessário para do orçamento, a Câmara dos Deputados pediu uma sala intermediária da sessão especial que é realizada. Neste contexto, e pela primeira vez com um partido no poder minoritário, o ministro das Obras Públicas Gabriel Katopódis, visitou as instalações com o objetivo de desbloquear a negociação.

Por outro lado, a oposição liderada por Juntos por el Cambio analisou se deveria adiar a sessão para retomá-la na terça-feira com a presença do ministro da Economia Martín Guzmán. Não houve acordo, e os deputados voltaram aos seus assentos. De acordo com fontes altas, eles pedem para retirar e modificar o projeto orçamentário, caso contrário, votarão contra ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.