O ministro do STF, Dias Toffoli, compareceu nesta sexta-feira (20/5) ao encontro do presidente Jair Bolsonaro com o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, em São Paulo.
Vale ressaltar que, a participação se dá 2 dias depois de o ministro rejeitar notícia-crime do presidente contra Alexandre de Moraes.
Elon Musk veio ao Brasil para reunir-se com empresários que integram o projeto Conecta Amazônia. Seu interesse está focado nas operações da Starlink, a divisão de satélites da SpaceX, na região amazônica.
De acordo com o ministro, não há indícios, “ainda que mínimos”, de que Moraes cometeu algum crime. O ministro arquivou o caso no mérito, rejeitando seu prosseguimento na Corte. Também retirou o sigilo do processo. O ministro despachou a decisão da República Dominicana. Voltou ao Brasil na quinta-feira (19/5)
O gabinete de Toffoli disse a ida ao evento se deu em decorrência do projeto Conecta Amazônia, lançado através de uma parceria firmada entre o ministério das Comunicações e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O ministro presidiu o conselho de 2018 a 2020 e, segundo seu gabinete, “participou ativamente do projeto”.
Bolsonaro foi acompanhado pelos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Augusto Heleno (Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores), além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Na plateia, além de Toffoli, estavam o assessor especial da Presidência, Walter Braga Netto, a mulher do ministro Fábio Faria, Patrícia Abravanel, e outras personalidades.
Confira outros empresários que também estava presente no evento:
- Alberto Griselli (TIM Brasil);
- Alberto Leite (FS);
- André Esteves (BTG Pactual);
- Carlos Fonseca (Galápagos);
- Carlos Sanchez (EMS);
- Flávio Rocha (Riachuelo);
- José Félix (Claro);
- Pietro Labriola (TIM);
- Ricardo Faria (Granja Faria);
- Rodrigo Abreu (Oi);
- Rubens Menin (MRV e Inter);
- Rubens Ometto (Cosan);
- Zeco Auriemo (Grupo JHSF);
- Entre outros