Números de mortos por Covid-19 divulgados pelo CDC estavam errados

Depois de uma revisão nos dados feita nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (na sigla em inglês, CDC) reduziu em quase 24% o número de mortes de crianças relacionadas à covid-19 no país.


Em comunicado à agência de notícias Reuters, o CDC afirmou que fez os ajustes em 14 de março no algoritmo que faz a contagem. O sistema estava contando acidentalmente mortos que não tinham relação com a covid-19. A redução passou de 400 casos, e o número de mortes de crianças ficou em pouco mais de 1300 na sexta-feira 18.

As crianças representam cerca de 20% de todas as contaminações pelo coronavirus nos EUA. Entretanto, as mortes nessa faixa etária não chegam a 1% do total com a covid-19 no país, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, que resume dados estaduais.

Rochelle Walensky, diretora do CDC

Ao todo, a revisão do CDC excluiu mais de 70 mil mortes contadas de forma errônea distribuídas em todas as faixas etárias.

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da JovemPan, o médico Roberto Zeballos, clínico geral e imunologista, já havia alertado para a possibilidade dos dados estarem inflados. “Sempre que recebermos dados que não fazem sentido com o que observamos, devemos questionar antes de aceitar”, afirmou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *