Oposição cobra explicações de Viana sobre nomeações à Apex

Parlamentares da oposição vão cobrar explicações do presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana (PT-AC), a respeito da nomeação de aliados para cargos de assessoria na direção da agência de cooperação internacional do governo federal. Segundo revelou o Estadão, os indicados não têm formação nas áreas para as quais foram designados na Apex.

O senador Sergio Moro anunciou, em sua conta no Twitter, que vai apresentar requerimento para convidar Jorge Viana a se explicar no Senado. O parlamentar quer que o presidente da Apex compareça à Comissão de Fiscalização da Casa.

– Na comissão de fiscalização do Senado, vou propor convite ao novo presidente da Apex para se explicar, em português mesmo, se os assessores nomeados por ele têm experiência e conhecimento em comércio exterior e, se não têm, o motivo da nomeação – escreveu Moro.


O comentário do ex-juiz faz referência de forma irônica ao fato de Viana ter alterado o estatuto da Apex-Brasil para deixar de exigir proficiência em inglês para ocupante do cargo de presidente da agência.




O deputado Eduardo Bolsonaro usou a rede social da mesma forma: para informar que também apresentará requerimento cobrando explicações de Jorge Viana.

– Preparando neste momento requerimento para que o Apex Viana vá à Câmara dar explicações para o que a imprensa tem suspeitado ser cabides de empregos. A máquina pública é mantida pelos impostos dos brasileiros e a eles deve servir, não aos desejos pessoais de seus ocupantes – escreveu Eduardo Bolsonaro.

Conforme foi relatado aqui no Vista Pátria, Jorge Viana, empregou um mochileiro, um cantor e um arquiteto para cuidar da promoção dos produtos brasileiros no exterior. Em comum, todos esses novos empregados na Agência de Promoção de Exportações do Brasil são do grupo político do ex-senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *