PCC tinha acesso a sistema de câmeras do governo, diz PF

Presos por planejarem atentados contra autoridades, membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) tinham acesso ao programa de inteligência e monitoramento por câmeras do governo de São Paulo, segundo investigação da Polícia Federal.


A PF apontou que o PCC tinha acesso ao Detecta, um sistema de monitoramento implantado pelo governo de São Paulo em 2014. A informação consta do pedido de prisão feito pela PF contra os membros da facção.

Membros do PCC descobriam, por meio do Detecta, até o trajeto percorrido por veículos de interesse da organização criminosa. O sistema conta com mais de 3.000 câmeras, instaladas em quase 1.500 pontos do estado de São Paulo. Além do monitoramento por imagens, o programa reúne um banco de dados das polícias Civil e Militar e do Detran.

Numa troca de mensagens obtida pela PF, um suspeito pede a um “parceiro” informações sobre uma viatura não caracterizada da Polícia Civil de São Paulo. A mensagem inclui uma foto da placa de um veículo.

“Parceiro, precisava saber aonde (sic) esse carro andou [de] sábado até hoje. Consegue dar uma força pra mim pra vê no detecta lá”, diz o suspeito.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *