Nesta terça-feira (24), o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou que a guerra de 12 dias que Israel lançou contra o país islâmico terminou, horas após a entrada em vigor de um cessar-fogo proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
– Estamos testemunhando um cessar-fogo e o fim da guerra de 12 dias que foi imposta ao povo iraniano por meio da agressão imprudente e do belicismo do regime sionista – disse o presidente em um comunicado.
Pezeshkian comentou que Israel “sofreu uma punição severa e histórica” e sofreu “danos inimagináveis”.
– O inimigo agressor fracassou repetidas vezes em atingir seus objetivos sinistros de destruir instalações nucleares, o declínio do conhecimento nuclear e a agitação social – analisou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo de 12 horas, mas antes do horário de início programado: por volta de 1h da madrugada nesta terça-feira.
Tanto Israel como Irã confirmaram o cessar-fogo, que o país islâmico considerou uma “derrota” para o Estado judeu.
Israel iniciou seus ataques contra o Irã na madrugada de 13 de junho com uma onda de bombardeios contra as instalações nucleares iranianas, uma campanha que se intensificou com ataques a alvos em diferentes partes do país, incluindo a capital.
O Irã respondeu com mísseis balísticos e drones contra alvos principalmente no centro e no norte de Israel.
Ao todo, os ataques mataram 610 pessoas e feriram mais de 4.700, a maioria civis no Irã, enquanto 28 pessoas foram mortas em Israel.