Na sexta-feira (5/5), internautas buscaram por “Lula coroação” no Google e encontram, como sugestão de busca, a expressão “Lula corrupção”. Por causa disso, o Partido dos Trabalhadores pediu por meio de uma notificação extrajudicial, neste domingo (7), que a empresa explique a associação feita.
A sigla quer que o Google suspenda a correlação entre o presidente brasileiro e o crime por considerar “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”.
– A notificada [Google] está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal – diz parte da notificação.
A busca por Lula coroação buscava encontrar informações sobre o petista na coroação do rei Charles III. Mas a plataforma queria saber se os internautas estavam digitando a palavra “corrupção” errada.
Quando as palavras “Bolsonaro coroação” são digitadas, a plataforma sugere “Bolsonaro coração”. Esse fato também foi apresentado na notificação contra o Google.