Ricardo Lewandowski anuncia aposentadoria antecipada do STF

Nesta quinta-feira (30/3), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, anunciou sua aposentadoria da Corte máxima do Judiciário brasileiro. Em 11 de maio ele completa 75 anos, a idade máxima para atuar no Supremo. Dessa forma, decidiu antecipar a saída e, com isso, realizou nesta quinta sua última participação em sessão no Judiciário.


“Eu acabo de entregar para presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, um ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente da República o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado cerca de trinta dias. Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. E esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam e eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo.”

Agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que indicar um sucessor para a vaga. Os três mais cotados são Manoel Carlos de Almeida Neto e Cristiano Zanin. O escolhido terá que ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal. Ao anunciar a saída, Lewandowski negou que tenha tratado sobre qual seria o indicado com Lula.

“Penso que meu sucessor deverá ser fiel à Constituição, fidelíssimo à Constituição, aos direitos e garantias fundamentais nas suas várias gerações, mas precisa ser, antes de mais nada, corajoso e enfrentar as enormes pressões que um ministro do STF tem que enfrentar no seu cotidiano”, disse o ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *