Roberto Jefferson presta depoimento à PF

O ex-deputado federal Roberto Jefferson chegou a Três Rios (RJ) por volta de 11h30 da manhã desta sexta-feira (26) para ser interrogado pela Justiça Federal no caso em que é acusado de tentar matar policiais federais. Jefferson está preso desde outubro de 2022, quando atirou com fuzil e usou granadas contra os agentes durante uma operação na sua residência em Levy Gasparian (RJ).


Jefferson, que cumpre prisão preventiva no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, foi conduzido em um veículo da Polícia Judicial diretamente para a sede da Justiça Federal. Ele aguardará, em uma sala reservada, o início da audiência marcada para 12h30.

Esta é o último dia da audiência de instrução, iniciada na quarta-feira (24), e está sendo presidida pela juíza federal Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios. Além de Roberto Jefferson, seu assistente técnico, Jeferson Evangelista Corrêa, também será interrogado, porém, em uma sala de videoconferências da Justiça Federal em Petrópolis (RJ).

No primeiro dia de audiência, na quarta-feira, testemunhas de acusação foram ouvidas, incluindo os policiais federais atingidos pelos disparos de Jefferson. No depoimento, os agentes afirmaram ter sido surpreendidos pela reação violenta do ex-deputado durante o cumprimento do mandado de prisão.

Já na quinta-feira, foi a vez das testemunhas de defesa serem ouvidas, entre elas o ex-deputado federal Daniel Silveira, que também está preso por ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Silveira defendeu Jefferson, afirmando que ele é um atirador treinado e não tinha intenção de matar os policiais.


Além disso, a esposa de Roberto Jefferson, Ana Lúcia Francisco, prestou depoimento e negou que o ex-deputado tenha atirado diretamente nos agentes, alegando que ele disparou em direção ao carro. Ana Lúcia apresentou à juíza quatro cápsulas de bala encontradas no gramado de uma casa vizinha, que segundo ela, teriam sido disparadas pelos policiais federais. A defesa solicitou que essas cápsulas sejam periciadas.

A audiência visa esclarecer os fatos ocorridos durante a ação em que Roberto Jefferson foi preso, fornecendo elementos para a decisão judicial sobre o caso de tentativa de homicídio contra os policiais federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *