Autoridades russas de defesa e segurança lançaram uma campanha publicitária pedindo às tropas que não usem mídias sociais como o TikTok, por medo de revelar segredos militares por engano.
À medida que os temores de uma invasão da Ucrânia aumentam, os militares russos postaram pôsteres de um soldado russo dizendo “Nyet ”, que significa “não”, enquanto ele recebe um telefone com o logotipo do aplicativo TikTok.
É uma versão de um popular cartaz soviético de 1954 criado para incentivar a população da época a abandonar o álcool, diante dos preocupantes casos de dipsomania ocorridos.
Enquanto isso, na Ucrânia, uma campanha massiva financiada pelo Reino Unido está em andamento para combater a propaganda e a desinformação russas no país.
O projeto, chamado Filter, foi lançado no ano passado e visa conscientizar o público sobre como as pessoas consomem informação “em tempos de incerteza”. Clubes de alfabetização midiática ensinam os ucranianos a investigar se as postagens online são verdadeiras ou falsas.
Valeria Kovtun, diretora do projeto Filter, disse: “Uma das prioridades é o desenvolvimento da alfabetização midiática para tornar a sociedade ucraniana mais resistente à propaganda russa”.
*Com informações da Bles Espanha