No final da tarde desta terça-feira, 7, ocorre o primeiro encontro oficial entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ministro Fernando Haddad (PT). Eles foram concorrentes nas eleições para o governo paulista do ano passado.
O governador de São Paulo e o ministro da Fazenda devem discutir detalhes da reforma tributária e outras mudanças na arrecadação de impostos. Na semana passada, Tarcísio já havia dito que era “sócio” do governo federal no projeto de fazer São Paulo e o Brasil crescerem e vem dizendo que vai mobilizar a bancada paulista no Congresso para trabalhar pela reforma tributária.
Tarcísio diz que abre mão de dois pontos sensíveis para os cofres paulistas: concorda que a cobrança do imposto sobre circulação de mercadorias seja feita no local de consumo, não no lugar de produção do bem e, em segundo lugar, se diz favorável à substituição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) pelo Imposto Sobre Valor Agregado (IVA).
Porém, o governador tem seu próprio plano de reforma tributária em rascunho. Ele deve apresentar um pacote ainda neste semestre com o objetivo de atrair novos investimentos O que seria um contra-ataque paulista diante de políticas agressivas de outros estados para atrair indústrias instaladas em São Paulo.