Tereza Cristina diz que o país não terá problemas com fertilizantes

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse a CNN Brasil, na quarta-feira (02/03), que o Brasil tem “estoque de passagem para chegar até a próxima safra, em outubro”.


Embora a ministra tenha classificado a situação como “preocupante” e “está acompanhando com cautela”, principalmente pelo fato de o país ter “forte dependência de importação” de alguns fertilizantes, principalmente do potássio, que representa 90% do consumo nacional.

“Esse é o produto que temos mais preocupação, e por isso já estávamos articulando com outros países produtores de potássio, como o Canadá, que é o maior produtor. Eles estão reativando minas porque outros países, inclusive o Brasil, vai precisar cada vez mais desse fornecimento do Canadá”, disse a ministra à CNN Brasil.

A ministra considerou que o país espera que “o bom senso e o equilíbrio prevaleçam e que essa guerra acabe rapidamente” e afirmou que se essa guerra durar mais tempo, haverá consequências para o Brasil: Claro que se essa guerra durar mais tempo, essas consequências serão maiores”.

Tereza esclarece que está sendo elaborado um plano nacional sobre a política de fertilizantes e está sendo acompanhado por uma série de estudos. O novo programa deve ser anunciado até o dia 17 de março e irá conter soluções para a adequação de leis, questões tributárias e licenças ambientais que permitirão uma maior exploração de fertilizantes no Brasil.


“Estamos trabalhando para ter o menor dano possível e o Brasil caminhar para cada vez mais ter produção interna porque isso nos dá garantia de segurança alimentar e segurança nacional da produção”, afirmou.

Cristina garantiu que com o atual cenário “o Brasil, graças a Deus, é um dos poucos países que pode ter a certeza de que não terá problema de abastecimento”.

*Com informações da CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *