Terremoto de magnitude 7,8 que deixou mais de 2,4 mil mortos na Turquia e na Síria é o pior desde 1939

Na manhã desta segunda-feira, 6, mais de 2,4 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas devido a um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o sul da Turquia e o noroeste da Síria. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor é o mais forte desde 1939, que vitimou mais de 30 mil pessoas.


O epicentro do tremor está localizado 23 km a leste de Nurdagi, na província turca de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Nurdagi está localizada ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria e o terremoto foi sentido em vários países da região, incluindo o Líbano, ao todo foram mais de 40 réplicas – tremores menores que sucederam o principal.


Na Síria, o terremoto causou novos danos e sofrimento na região do país controlada por rebeldes, já destruída por anos de combates e bombardeios. O território abriga milhões de sírios deslocados de suas casas por causa da guerra civil. Muitos desabrigados vivem em condições terríveis em campos improvisados.

Outros, em áreas vizinhas controladas pelo governo, estão alojados em prédios enfraquecidos por bombardeios anteriores e deixados ainda mais vulneráveis ​​a choques de terremotos.

Na Turquia, o Gaziantep Kalesi, um castelo de dois mil anos, cujas muralhas foram construídas durante o período romano para fins de observação, foi destruído. O lugar teve suas paredes derrubadas com os tremores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *