O TSE deu início no processo eleitoral de 2022 com a abertura do código-fonte das urnas nesta segunda-feira (4/10).
No evento, conhecido como Ciclo de Transparência Democrática, representantes da sociedade acompanham o desenvolvimento do programa utilizados nas urnas eletrônicas.
Essa abertura dos códigos-fonte costumam ocorrer seis meses antes das eleições, e pela primeira é realizada doze meses antes, devido a determinação do TSE, aprovada por unanimidade pela Corte Eleitoral na última terça-feira (28/9), em meio a críticas ao sistema eleitoral.
Vale ressaltar, um fator inédito este ano é que foram convidadas entidades como as Forças Armadas, a Polícia Federal, universidades, integrantes da Comissão de Transparência das Eleições e autoridades de entidades internacionais como a Organização dos Estados Americanos, o Idea Internacional e a União Interamericana de Organismos Eleitorais, além de ministros do TSE.
Nas edições passadas, apenas representantes de partidos políticos, do Ministério Público e da OAB podiam acompanhar o processo.
O evento foi aberto às 14:00 horas pelo ministro Luís Roberto Barroso.
A proposta de antecipação do evento de acesso aos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo TSE se justifica com o intuito de aperfeiçoamento das boas práticas e da necessidade de se ampliar a transparência do processo eleitoral, especialmente quanto ao processo de desenvolvimento e auditabilidade do sistema eletrônico de votação.
Barroso
O evento vai ter as participações dos ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, senador Antonio Anastasia, Luciano Bívar e Paulo Gonet Branco. Compareceram representantes do Partido Novo, PT, PP, PCdoB, PSB, PSDB, PSL, Podemos, PV, PSOL, Republicanos, PTC, MDB, PL, PROS, Cidadania, PDT.
Mesmo com todas essas medidas não me sinto seguro , o porque da não aceitação do voto impresso .