TSE manda remover postagens que associam Lula ao fim do cristianismo

Nesta quinta-feira (13/10), a ministra Maria Cláudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a remoção das redes sociais de uma suposta postagem na qual o ex-presidiário Lula diz que venceria as eleições “com ajuda do pai Xangô” e que iria acabar com o cristianismo.


Mas, para a ministra, “os representados, ao que tudo indica, estão compartilhando um tuíte montado, fraudulento, jamais postado pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em claríssima e gravíssima situação configuradora de desinformação, a impor imediata atuação corretiva desta Justiça Eleitoral”.

A decisão da ministra foi dada em representação da coligação de Lula contra pessoas responsáveis por dezesseis perfis no Facebook. No entanto, a campanha sustenta que diversas agências de checagem confirmaram que se trata de um tuíte falso.

“Dessa forma, antes de tudo, é preciso esclarecer que essa afirmação jamais foi dita pelo ex-presidente Lula. Com efeito, a agência de checagem “Aos Fatos” analisou a situação e concluiu que as publicações ora denunciadas, em verdade, referem-se a um tweet falso”, escreveu a coligação.

A decisão liminar da ministra Maria Cláudia, ainda será analisada pelo colegiado do TSE, também impõe multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *