A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, decretou, na tarde da última terça-feira (5/10), a desobrigação do uso de máscara facial na cidade. Dessa forma município se tornou o primeiro do país a derrubar a obrigatoriedade do item. De acordo com a administração local, a determinação leva em conta o número de vacinados.
Segundo o decreto, “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do município de Duque de Caxias”. Este caso não se aplica à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus durante o período de transmissão.
O município informou que já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra a covid-19. O número de aplicações de primeira dose ultrapassou a marca de 70% da população-alvo e a segunda dose atingiu 46,8% dos moradores de Duque de Caxias.
Máscara a população quase já não usa. Ninguém vai viver de máscara o resto da vida. Quem quiser usar pode usar, mas o uso obrigatório já deu.
Prefeito de Caxias
O gestor municipal disse ainda que a decisão foi tomada levando em conta o número de vacinados e os hospitais vazios. Na avaliação do prefeito, o momento é oportuno para tirar a obrigatoriedade do item de proteção.
LEIA TAMBÉM:
Excelente noticia, principalmente para o povo Caxiense!
Amei,aqui Em CAXIAS ESTAMOS VIVENDO EM UMA DEMOCRACIA,CAXIAS E DE DIREITA.DURANTE A PANDEMIA,NADA FECHOU.SOU COMERCIANTE ,NUNCA USEI MASCARA,E ME RELACIONO COM O PUBLICO TODO DIA E CARA A CARA,ME RESERVO AO DIREITO DE DIZER O QUE ACHO DESTA M,OU PANDEMIA.