Nesta terça-feira (23/08), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes e o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, vão se reunir para discutir as sugestões feitas pelas Forças Armadas, embora Moraes considera a reunião como “visita de cortesia”.


 Entre as pretensões do general Nogueira, está agendar uma reunião entre técnicos militares e do TSE. Será a primeira visita do ministro da Defesa à Corte após as polêmicas. Desde que Nogueira deu início às investidas, o tribunal já informou que todos os pleitos dos militares “foram devidamente analisados e considerados” e que parte deles seria atendido. Não há registro de fraudes nas eleições brasileiras desde que as urnas passaram a ser utilizadas.

No encontro, Nogueira também deverá tratar da Operação de Garantia de Votação e Apuração. Como acontece em todos os anos eleitorais, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma autorização para as Forças Armadas atuarem mais uma vez no apoio logístico e no transporte de urnas eletrônicas, pessoas e materiais para os locais de votação. Tradicionalmente, os militares também podem ser acionados para manter a ordem pública em localidades em que precise de reforço da segurança. Cabe ao TSE indicar os municípios onde são o apoio é necessário.

*Com informações do Jota e O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *