Chanceler russo se encontrará com Lula nesta tarde

Nesta segunda-feira, dia 17 de abril, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o chanceler russo, Sergei Lavrov, para discutir a posição brasileira de paz e cessar-fogo imediato na Ucrânia. O encontro ocorreu as 10h35, Vieira insistiu na necessidade de uma solução pacífica para o conflito, lembrando as manifestações do presidente Lula, que defende a mediação de um grupo de países amigos para realizar as negociações entre Rússia e Ucrânia.


Lavrov também se encontrará com o presidente Lula em Brasília ainda hoje, e o brasileiro espera a “boa vontade” dos presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, para manter a paz no mundo. Lula, por sua vez, tem defendido que um grupo de países, incluindo o Brasil e a China, mediem as negociações para o fim do conflito. Ele também responsabilizou a Ucrânia pelo conflito com a Rússia, e criticou os EUA por “incentivar a guerra”.

O encontro entre os dois chanceleres ocorreu no Palácio Itamaraty, e foi seguido por uma reunião ampliada com outros membros do governo e da chancelaria. Lavrov fará uma declaração à imprensa antes do almoço, acompanhado de Vieira, e se reunirá com o presidente Lula no Palácio da Alvorada no final da tarde.

Diplomata de carreira desde os tempos da União Soviética, Lavrov é o principal articulador de Moscou pelo mundo, e tem a missão de defender os interesses geopolíticos da Rússia. Ele já esteve presente em negociações importantes, como nas guerras do Iraque, do Afeganistão e da Síria, além do acordo nuclear com o Irã.

A expectativa é grande em relação aos resultados desses encontros, especialmente em um momento de tensão mundial em que a paz é cada vez mais necessária. O Brasil, como país amigo, tem um papel importante a desempenhar nas negociações entre Rússia e Ucrânia, e o encontro entre os chanceleres pode ser um passo importante rumo à solução pacífica do conflito. Resta saber se a boa vontade esperada será suficiente para alcançar esse objetivo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x