Conecte SUS completou ontem dez dias fora do ar após ataque hacker

Após os ataques de hackers aos sistemas do Ministério da Saúde, o aplicativo Conecte SUS já soma dez dias fora do ar depois do ocorrido. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta está trabalhando para restabelecer o Conecte SUS o “mais rápido possível”. O sistema está sem emitir o comprovante de vacinação contra a Covid desde sexta-feira (10/12).

A pasta até o momento não informou nova data para restabelecer o sistema, porém comunicou, nesta segunda-feira (20/12), que finalizou o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19. De acordo com a Saúde, todos os dados foram recuperados com sucesso.

O Ministério da Saúde informa que está trabalhando, sem medir esforços, para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registo e emissão dos certificados de vacinação.

Ministério da saúde

Vale ressaltar que, o primeiro ataque hacker aconteceu na sexta-feira (10/12) e deixou indisponível o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS. Na madrugada de domingo (12) para segunda-feira (13), um novo ataque comprometeu e-mails, telefones e a intranet do Ministério da Saúde. Funcionários chegaram a ser dispensados do trabalho, e a PF (Polícia Federal) foi acionada para investigar a invasão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.