Deputado do PT é eleito para comandar a CCJ da Câmara

Nesta quarta-feira (15/3), o deputado petista Rui Falcão foi eleito, como o novo presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados, o colegiado mais importante da Casa. A escolha faz parte de um acordo entre os líderes de todos os partidos. Desse modo, o nome de Falcão foi o único concorrendo no pleito que aconteceu nesta manhã no plenário do colegiado.

O petista contou com 43 votos. Apenas 15 deputados votaram em branco. Falcão deve comandar a CCJ somente neste ano. Depois, acontecerá um rodízio entre outros partidos.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro vai presidir cinco comissões, entre elas a segunda mais importante da Casa: a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A federação do PT, composta pelo PCdoB e PV, ficou com quatro colegiados. Nesta legislatura, Lira aumentou de 25 para 30 o número de comissões. O objetivo era acomodar todos os aliados.

Os colegiados discutem as propostas relacionas as respectivas áreas temáticas, antes que o texto chegue ao plenário da Casa. Ainda existe a possibilidade de votar um projeto com exclusividade, neste caso, se não houver recursos, a matéria não precisa ser avaliada pelo plenário.

As eleições das comissões devem continuar acontecendo durante o dia inteiro na Câmara.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x