Em três meses de Lula, invasões de terra já superam primeiro ano de Bolsonaro

Em três meses de governo Lula, as invasões de terras no Brasil ultrapassaram todos os registros de 2019, primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (PL). Até o momento foram registradas 13 ocupações desde a posse do petista Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 2019 ocorreram 11 ocupações. Considerando todo o governo Bolsonaro, as invasões deste ano, 2023, representam 21% do acumulado entre 2019 e 2022.

O grupo mais atuante nas invasões de terra no Brasil é o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Só, em 27 de fevereiro, o MST invadiu três fazendas de eucalipto no sul da Bahia, da empresa de papel e celulose Suzano. Inclusive os falsos indígenas, que invadiram fazendas no sul da Bahia, são ligados ao MST.

Já o governo que mais registrou ocupações foi o de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) — 2.442, seguido pelos dois primeiros mandatos de Lula, que acumulou 1.968 invasões. Lembrando que o Incra contabiliza os números desde 1995. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *