EUA critica Brasil por abrigar navios do Irã: “Mensagem errada”

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que a decisão do Brasil de permitir que dois navios militares iranianos atracassem no Rio de Janeiro envia “a mensagem errada” ao mundo, durante uma entrevista coletiva em Washington DC na quarta-feira.

“Hospedar embarcações navais iranianas pertencentes ao regime que está reprimindo brutalmente seu próprio povo em casa, fornecendo armas à Rússia para uso em sua guerra de agressão contra a Ucrânia e engajando-se no terrorismo e desestabilizando a proliferação de armas em todo o mundo envia a mensagem errada e está em uma direção errada”, disse o secretário de imprensa.

No entanto, Jean-Pierre também reconheceu que, como país soberano, o Brasil tem o direito de se envolver com qualquer país que escolher.

“Como você sabe, o Brasil é um país soberano e eles podem se envolver e tomar suas decisões sobre como vão se envolver com outro país”, acrescentou.

Em 26 de fevereiro, dois navios de guerra iranianos, o IRIS Makran e o IRIS Dena, atracaram em um porto do Rio de Janeiro, após autorização do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, já havia pedido ao governo Lula a não receber os navios em seu porto, alegando que eles haviam sido usados para facilitar ‘comércio ilegal e atividades terroristas’ e também haviam sido sancionados pelos Estados Unidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *