Exército troca comandante militar do Planalto

Por motivo de desconfianças do Palácio do Planalto após os atos de 8 de Janeiro, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, atualmente à frente do Comando Militar do Planalto, passará a ocupar um cargo de subchefia no Estado-Maior do Exército.


A decisão foi tomada nesta semana durante a reunião do Alto Comando. Com essa movimentação, a Força atende a todos os pedidos de mudanças para resolver os pontos de atritos com o entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora, Dutra será subordinado ao general Fernando Soares Santana, militar escolhido no início da semana novo chefe do Estado-Maior do Exército.

General de divisão, Dutra de Menezes chegou à chefia do Comando Militar do Planalto em abril de 2022. Inicialmente, a mudança de área estava prevista, mas a saída foi costurada para contornar crise política envolvendo o Palácio do Planalto, segundo apurou O GLOBO.

No Estado-Maior do Exército, Dutra ficará à frente da 5ª subchefia, que tem entre as funções propor políticas, diretrizes, planos e orientações gerais para as Relações Internacionais do Exército e para Missões de Paz. Ele será substituído no Comando Militar do Planalto pelo general de divisão Ricardo Piai Carmona.


A saída do general Dutra saiu em meio as propostas de promoções e movimentações de oficiais-generais do Exército. Em nota, o Exército ressaltou que, além da troca no Comando Militar do Planalto, outros setes comandos de área foram trocados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *